Categoria: Artigos
Data: 22/10/2025
Insegurança e ansiedade são sentimentos presentes na vida das pessoas em todos os tempos e muitas são as causas.

Acaz, por exemplo, um rei de Judá, no tempo do profeta Isaías, experimentou grande insegurança e ansiedade, pois Rezim (rei da Síria) e Peca (rei de Israel), fizeram aliança para pelejarem contra ele.

Lemos em Isaías 7.2: “Deu-se aviso à casa de Davi: A Síria está aliada com Efraim. Então, ficou agitado o coração de Acaz e o coração de seu povo, como se agitam as árvores do bosque com o vento.”

Que figura interessante para explicar a insegurança e ansiedade do rei de Judá! Ele e o povo ficaram como “árvores agitadas”, como as árvores ficam agitadas com a força do vento.

Você já se sentiu assim? Você já sentiu o coração palpitando mais forte por um acontecimento que está por vir, que o deixa inseguro, ansioso e extremamente preocupado?

Quanto ao rei Acaz, Deus enviou o profeta Isaías para dar-lhe direção. Eis a mensagem do profeta (Isaías 7.4), por ordem de Deus: “Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias” (que era Peca). E, mais adiante, Deus completa sua mensagem a Acaz dizendo que as intenções dos aliados não se concretizariam, pois Deus estava no governo e no controle da situação.

Que mensagem mais apropriada, não somente para ele, mas para todo aquele que precisa ter seu coração acalmado e a ansiedade dissipada! Deus é fonte inesgotável de segurança.

Com o episódio do rei Acaz, aprendemos que Deus está no controle de todas as coisas e que as dificuldades que enfrentamos são do pleno conhecimento dEle.

Aprendemos também que Deus e somente Deus é quem governa e dirige a história, e que os homens e circunstâncias são instrumentos em suas mãos.

Outra lição importante que aprendemos é que a insegurança e ansiedade são fruto de uma visão centrada nas circunstâncias, e não no Deus que está acima das circunstâncias e que Ele é Senhor sobre as circunstâncias.

À luz disso tudo, Acaz deveria ter cautela em seu comportamento e aquietar o coração nas mãos de Deus, pois Ele é fonte inesgotável de segurança. Deveria firmar sua vida e seu futuro nas mãos daquele que dirige e governa a história, o Deus Todo-Poderoso.

A verdade é que não precisamos ficar agitados diante das circunstâncias, como árvores que são agitadas pelo vento. Precisamos nos firmar na graça e no poder do Deus eterno, aquele que é fonte inesgotável de segurança, pois Ele dirige e governa a história.

A Deus toda glória!



Autor: Rev. Wagner Leite Bonfim   |   Visualizações: 74 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário