Categoria: Artigos
Data: 04/11/2025
Alegria é um estado de satisfação e contentamento, em um grande júbilo e prazer. Normalmente é o resultado de algo muito bom e especial, talvez o que há de mais importante que alguém poderia experimentar.
Você já parou para pensar sobre a principal razão de alguém sentir-se pleno de alegria?
Os filhos de Deus dirão que sua alegria está em Cristo e na esperança da vida eterna com o Pai. Os que não são filhos de Deus dirão que sua alegria está na busca pela alegria em si, ou seja, está na satisfação do próprio eu.
Para os que são de Cristo, creio que uma das razões de experimentar plenitude de alegria é considerar que, em Cristo, são comprados para Deus. Lemos em Atos 20.28 o apóstolo Paulo responsabilizando os líderes da Igreja quanto à seriedade com que devem cuidar da Igreja de Deus, considerando que “ele comprou com o seu próprio sangue.” Portanto, a consciência de que somos propriedade do Senhor deve ser fonte de grande alegria e satisfação.
Outra razão para alguém experimentar grande alegria é a certeza de que, uma vez em Cristo, não pertence mais ao império das trevas, pois “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1.13-14). Que grande motivo de nos alegrarmos em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que nos concede o seu Reino Eterno como herança!
Outra razão ainda para alguém ser pleno de alegria é a convicção indestrutível de que Cristo é a garantia da vitória final e eterna. Lemos em Apocalipse 17.14, na visão que o próprio Jesus deu a João, a vitória final de Cristo e da Igreja. Jesus afirma o seguinte: “Pelejarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fieis que se acham com ele.” Portanto, aconteça o que acontecer, já somos declarados vitoriosos, e essa vitória é certa por causa do Cristo vencedor.
Podemos considerar que outra razão de imensa alegria é saber que Deus cumpre os seus propósitos quando nos dispomos a orar. Lemos em Tiago 5.16 que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Quão grande alegria experimentamos quando nos damos conta de que Deus cumpre seus propósitos eternos por meio das orações que elevamos aos céus.
Creio que todos os crentes genuínos em Cristo declaram que sua maior alegria está em Cristo, e, por causa disso desejam partir deste mundo para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor do que permanecer nesta vida.
Contudo, parece que, muitas vezes, há algo que nos prende a esta vida, como uma âncora, como se a nossa maior alegria estivesse ainda aqui neste mundo.
Que Deus abençoe grandemente a todos aqueles que buscam plenitude de alegria na verdadeira, inesgotável e fonte de eterna alegria – “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4.4)