Categoria: Artigos
Data: 28/10/2025
Imagine que você esteja vivendo sua vida, você acorda de manhã, vai à escola, ou ao trabalho, ou ao shopping, ou sei lá, fazer qualquer coisa, e de repente você se encontra com Adão e diz pra ele: ‒ Adão, o que você fez lá no Éden? Você pecou contra Deus!
Aí, Adão vira para você, olha bem dentro dos teus olhos, e lhe diz:
– Presta bem atenção no que eu vou lhe dizer: Eu pequei contra a santidade de Deus e, por causa disso, recebi o juízo de Deus, fui expulso e afastado da presença de Deus, recebi a morte como consequência do meu pecado, morte espiritual, física e eterna;
– Porque eu pequei contra a santidade de Deus, eu transmiti a você a culpa do meu pecado, o que significa que você também nasce na condição de pecador, e como consequência você também foi afastado de Deus, você também recebeu o juízo de Deus, e agora pesa sobre você a sentença de morte espiritual, morte física e de condenação eterna.
Se você se encontrasse com Adão, e ele lhe dissesse estas palavras, você ficaria impactado? Se você entendeu, de verdade, o que isto significa, você cairia diante de Deus, de joelhos, e clamaria a Deus, profundamente:
– Oh! Senhor, eu nasci em pecado! Eu estou perdido! Por causa da minha culpa e do meu pecado, eu sinto as chamas do inferno tocando minha alma! Eu estou apavorado, sem esperança! Não quero ser eternamente condenado ao inferno por causa dos meus pecados, e nada posso fazer para me livrar da tua ira santa e justa!
– Oh! Senhor, tem misericórdia de mim, pois eu nem sei quantos e quais são os pecados que cometi contra a tua santidade ao longo da minha vida! E sei que sou condenado por isso!
Então, se você tem consciência desta realidade espiritual, você pode ouvir a doce voz do Senhor Jesus, falando à sua alma, com voz potente, mas amorosa e impactante, dizendo:
– Oh! Pecador! Você sentia, sim, as chamas do inferno tocando a sua alma, mas eu morri em seu favor e eu fui condenado em seu lugar, e as chamas do inferno não mais te atormentarão porque eu já fui atormentado em seu lugar! Agora, você está livre da condenação eterna e das chamas do inferno!
– Oh! Pecador! Você não precisa ficar apavorado e sem esperança, pois sou o teu Salvador; eu morri por você na cruz e ressuscitei para garantir que você estará comigo eternamente, junto ao Pai!
– Oh! Pecador! Você tem, sim, muitos pecados, e você nem sabe quantos e quais são, mas eu morri na cruz e trouxe todos os seus pecados, um a um para a cruz, e todos eles foram pagos, quitados, exterminados na minha morte, e agora, não pesa mais sobre você qualquer condenação!
– Oh! Pecador! Você, de fato, não pode fazer nada para conquistar salvação e justificação de seus pecados diante de Deus, mas confie em mim, pois eu conquistei, por você, salvação e justificação de todos os seus pecados diante do Pai!
– Oh! Pecador! Venha a mim! Venha a mim! Venha a mim!
Dois homens! Dois Destinos! Um é Adão, que transmite a condenação. O outro é Jesus Cristo, o Homem-Deus, que transmite a Salvação.
“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” (Romanos 5.18)