Categoria: Artigos
Data: 10/11/2025
Você já parou para pensar que o serviço prestado ao Senhor é uma bênção que o próprio Deus proporciona a seus filhos?

O privilégio de servir a Deus é uma dádiva da dádiva, ou seja, é um oferecimento que fazemos a Deus, mas que o próprio Deus provê para nós condições para tal.

Veja o exemplo dos levitas. Deus diz a seu povo no Antigo Testamento: “Eu, eis que tomei vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós outros para o Senhor, para servir na tenda da congregação. [...] eu vos tenho entregue o vosso sacerdócio por ofício como dádiva...” (Números 18.6-7)

Deus separou os levitas para constituir como oficiantes diante do próprio Deus e em favor do povo, para todo tipo de serviço santo ao Senhor na tenda da congregação, o lugar em que Deus manifestava sua presença física, especialmente no lugar chamado Santo dos Santos, que o sumo-sacerdote adentrava uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados de todo o povo.

Obviamente, a expiação de pecados por meio dos sacrifícios apontava para o sacrifício perfeito de Cristo, “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.” (Hebreus 10.4)

Somente o “precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo...” (1 Pedro 1.18-20) pode remover pecados – “Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”. (Hebreus 9.12)

Contudo, o serviço a Deus no Antigo Testamento, no tabernáculo e no templo, fora dado por Deus aos levitas, que oficiavam diante de Deus e a favor de todo o povo – dádiva da dádiva.

Os levitas possuíam uma dedicação de tempo integral, o que implicava receber sustento material para a tarefa.

Deus determinou que os dízimos de todo o Israel fossem utilizados para sustentar os levitas. Eles serviam a Deus e ao povo de Deus de tempo integral, conforme determinação de Deus, e os dízimos do povo eram utilizados para sustentá-los: “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” (Levítico 18.21)

Hoje, não temos mais os levitas como no Antigo Testamento, mas temos todo o serviço realizado pela Igreja a Deus e em favor do crescimento do Reino de Deus sobre a face da terra.

Deus nos dá o privilégio de ajudar a sustentar sua obra na terra, por meio a consagração dos dízimos e ofertas.

Consagrar ao Senhor os dízimos e ofertas é dádiva da dádiva, pois Deus nos dá o sustento e, do sustento que Deus nos dá, consagramos uma parte para ajudar a sustentar a obra do Reino de Deus.

Que privilégio é ser sustentado por Deus! Que prazer é ser instrumento de Deus para ajudar a sustentar sua obra!

Deus nos abençoa para sermos bênção em sua obra.


Autor: Rev. Wagner Bonfim   |   Visualizações: 54 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário